segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Rio Branco-ES: fim de 8 contratos e eleições podem gerar reformulação

Diego, atacante do Rio Branco-ES (Foto: Simon Dias/Rádio ES)Contrato de Diego é um dos que está no fim no
Rio Branco-ES  (Foto: Simon Dias/Rádio ES)

O Rio Branco-ES terá de se reinventar para o ano de seu centenário. Além da derrota na final da Copa Espírito Santo 2012 para a Desportiva Ferroviária, o que expôs algumas fragilidades do elenco capa-preta, o clube se depara neste fim de novembro com o vencimento dos contratos de oito de seus principais jogadores, fora o fato de ter eleições marcadas para o próximo dia 27, o que pode implicar também numa troca de diretoria.

O atual presidente, Maurício Duque, possivelmente não se candidatará à reeleição. Duque assumiu o Capa-preta em junho de 2008 e foi reeleito dois anos depois, quando o clube finalmente pôs fim a seu jejum de títulos do Campeonato Capixaba, que durava desde 1985. A permanência ou não do técnico Erich Bomfim só deve ser definida também após o pleito.

Em termos de elenco, há tendência de reformulação. Oito jogadores terão seus vínculos encerrados neste mês. Entre eles, os dois artilheiros da Copa Espírito Santo, Diego e Willy. Na mesma situação estão os zagueiros Breda e Leandro Souza, o lateral-esquerdo Claudinho, o volante Guaçuí e os meias Eduardo e Joãozinho.

Pratas da casa permanecem

O atacante Humberto é o único caso de jogador mais experiente que tem contrato até o Capixabão de 2013. Quase todos da chamada "prata da casa", por sua vez, têm contrato mais longo e só sairão caso haja boas propostas. Vestir a camisa do clube no ano em que ele completará 100 anos de vida - o aniversário é em 21 de junho - ajuda a reanimar após a frustração da Copa ES.

- A gente tem que pensar positivo. Sabemos que o clube tem grandes expectativas para o ano de seu centenário. E nem tudo o que fizemos foi ruim. Perdemos o título, mas fizemos bons jogos. Não entendo nossa arbitragem, às vezes, mas já passou - comenta o volante Ramon.

Hitalo, atacante do Rio Branco-ES (Foto: Sidney Magno Novo/Globoesporte.com)Hitalo, atacante, ressalta amadurecimento do time
(Foto: Sidney Magno Novo/Globoesporte.com)

Para o atacante Hítalo, que ganhou a titularidade no jogo decisivo, a frustração da perda da taça também não pode apagar os ganhos do grupo, principalmente os mais jovens, como ele, que tiveram praticamente suas primeiras oportunidades como profissionais em 2012.

- Não fomos campeões, mas tivemos méritos também. Ninguém queria terminar em segundo. Queríamos o título, mas a verdade é que tanto nós (Rio Branco), quanto eles (Desportiva) poderíamos ter ficado com o título. Pessoalmente, tenho muitos sonhos de crescer no futebol, em nível nacional, e acho que essa campanha foi importante para o nosso amadurecimento também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário