Oito times estão na disputa para ficar com o título
baiano (Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)
Chegou a turma do funil. Com o fim da primeira fase do Campeonato Baiano 2013, cinco times se classificaram para a segunda etapa da competição. Vitória da Conquista, Juazeiro, Bahia de Feira, Botafogo-BA e Juazeirense se juntam a Bahia, Vitória e Feirense na disputa por quatro vagas para semifinais do estadual. A briga coloca frente a frente times de grande tradição e outros com elencos ainda desconhecidos da torcida baiana. Promessa de muita emoção para o torneio, que para muitos começará de verdade apenas no próximo fim de semana.
Ao todo, foram 36 partidas pela primeira fase, iniciada no dia 20 de março e concluída no último domingo. Em pouco mais de um mês e meio, foram 86 gols marcados, média de 2,3 por confronto. O fator casa não foi preponderante na etapa de abertura da competição. Do total de jogos disputados, 13 terminaram com triunfo da equipe visitante, contra 10 vitórias dos mandantes e 13 empates.
O time com melhor aproveitamento foi o Vitória da Conquista, que conquistou 17 pontos no decorrer da primeira fase e garantiu a classificação para a Copa do Nordeste de 2014. O segundo time de melhor pontuação foi o Juazeiro, que está classificado para a disputa da Copa do Brasil da próxima temporada. Serrano e Jacuipense foram os times que ficaram pelo caminho no torneio, enquanto Fluminense de Feira e Atlético de Alagoinhas amargaram o rebaixamento para a segunda divisão do futebol estadual.
No próximo fim de semana, começa a fase decisiva do Baianão 2013. No sábado, Vitória e Botafogo-BA se enfrentam no Barradão. Já no domingo, Vitória da Conquista e Bahia duelam no Lomanto Júnior. No mesmo dia, será realizada a partida entre Juazeirense e Feirense; além do confronto entre Bahia de Feira e Juazeiro.
Para ajudar o torcedor baiano a conhecer os adversários de seu time na segunda fase do estadual, o GLOBOESPORTE.COM elaborou um Raio-X das equipes que se enfrentarão em busca do título de campeão baiano de 2013.
Vitória da Conquista
Quarto colocado do estadual no ano passado, o Vitória da Conquista dominou a primeira fase do Baianão 2013 e começa a segunda etapa do torneio com moral. O Bode é o time de melhor ataque da competição, com 16 gols marcados, média de 1,7 por partida, e possui também a segunda defesa menos vazada, com apenas cinco gols sofridos nas oito partidas que disputou até aqui.
Vitória da Conquista terminou a primeira fase na liderança do Baiano (Foto: Divulgação / Vitória da Conquista)
O grande destaque do Alviverde é o atacante Carlos Alberto, vice-artilheiro do campeonato com cinco gols marcados. Na defesa, a referência é o zagueiro Sílvio, que disputou o Baianão do ano passado com a camisa do Bode. O volante Mica é outro velho conhecido do futebol baiano que ajudou o Vitória da Conquista a terminar a primeira fase na liderança do estadual.
- É um dos nossos grandes trunfos. Mantivemos a base do ano passado, que ficou na quarta posição do Baiano, fez uma campanha regular na Série D e conquistou o tricampeonato na Taça Governador do Estado. Cerca de 80% do nosso elenco é o mesmo que disputou essa competição. Acho que fomos premiados pela continuidade de um trabalho bem feito - disse o presidente do Vitória da Conquista, Ederlane Amorim.
Sobre Carlos Alberto, o dirigente conta que a negociação é antiga, mas só foi concretizada neste ano, para sorte do Bode, que contratou um jogador em ótima fase.
- O Carlos Alberto é um atleta pelo qual já tinhamos o interesse desde o ano passado, quando ele estava no Crato, do Ceará. O problema é que ele foi para Portugal e só conseguimos trazê-lo agora, quando ele voltou para o Brasil. É um atacante muito importante para a equipe. Para se ter ideia, nos últimos dois jogos ele fez dois gols e deu passe para outros três. Ele tem sido fundamental para a equipe - destacou.
O time base do Vitória da Conquista é formado por Alex; Zé Leandro, Silvio, Heverton e Raul; Jr. Gaúcho, Edmar, Mica e Alessandro Azevedo; Kaká e Carlos Alberto.
Juazeiro
Para o Juazeiro, a defesa foi o grande trunfo na primeira fase do Campeonato Baiano de 2013. Time de segunda melhor campanha no torneio, o Tricolor das Carrancas sofreu apenas quatro gols em oito jogos, média de 0,5 por duelo. O time do Norte do estado só levou mais de um gol em uma partida, contra o Serrano, quando foi derrotado por 2 a 0, no estádio Lomanto Júnior, pela segunda rodada do estadual.
Conseguir uma marca dessas nos dias atuais é muito difícil"
Marcos Vinícius, goleiro que ficou 520 minutos sem levar gols
Além de ajudar o time a se classificar para segunda fase do Baianão, o bom desempenho defensivo do Juazeiro rendeu uma marca individual ao goleiro da equipe. Marcos Vinícius é o camisa 1 menos vazado da competição. O jogador chegou a ficar 520 minutos sem levar um gol – foram cinco partidas sem ser superado, até a última rodada, quando o Juazeiro perdeu de 1 a 0 para o Fluminense de Feira.
Apoiado no bom retrospecto, o goleiro já faz planos para se tornar o ‘paredão’ da segunda fase do Campeonato Baiano 2013.
- Conseguir uma marca dessas nos dias atuais é muito difícil, mas graças a Deus tive um bom desempenho na primeira fase. Agora é dar continuidade na sequência do estadual – disse o jogador do Tricolor das Carrancas.
Além da defesa sólida, o Juazeiro também possui um ataque produtivo. O time do Norte aplicou a maior goleada da primeira fase do Baianão, ao vencer o Atlético de Alagoinhas, no estádio Adauto Morais, pelo placar de 5 a 0. Dois jogadores do Tricolor das Carrancas estão na lista de artilheiros do Campeonato Baiano. Kleuber e Ciel Baiano marcaram quatro gols cada.
O time Juazeiro é formado por Marcos; Fiuza, Marcio, Jarbas e Jacson; Daniel, Joãozinho, Bruno e Jeferson; Ciel Baiano e Kleuber.
Bahia de Feira
Campeão Baiano em 2011, o Bahia de Feira tenta reencontrar o caminho da glória na atual temporada. Para tanto, o Tremendão conta com jogadores experientes, como o goleiro Jair, que já tem um título estadual no currículo, e jovens promessas, como Rayllan, que disputou a Série A do Brasileirão de 2012 pelo Atlético-GO.
Rayllan é um dos principais jogadores do Bahia de
Feira (Foto: Divulgação/Site oficial do Bahia de Feira)
Na primeira fase, o time de Feira de Santana foi apenas regular. Foram oito jogos, com três triunfos, quatro empates e uma derrota. O desempenho rendeu a terceira colocação do grupo e a suada classificação para a segunda etapa do Baianão.
O técnico Arnaldo Lira, que comandou o time nas últimas duas temporadas, foi substituído por Nazareno Silva, que conta com a confiança da diretoria do clube para reconduzir o Bahia de Feira ao caminho do sucesso.
- O Nazareno Silva assumiu no meio da primeira fase, comandou o time em cinco partidas e não perdeu nenhuma. Foram três empates e duas vitórias. Estamos muito satisfeitos e otimistas com a segunda fase do Campeonato Baiano. O time está bem e pode ir longe na competição - afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Bahia de Feira, Jodilton Souza.
O cartola lembra ainda que o Bahia de Feira não contou com seus principais jogadores durante várias rodadas da primeira fase do Baianão, cenário que não deve se repetir na sequência do torneio.
- Nas últimas rodadas não tivemos o Menezes, o Rayllan e o Bruninho. Os dois primeiros já voltam a jogar no próximo final de semana, o que já muda um pouco a cara da equipe. Acho que podemos fazer bonito na segunda fase do campeonato - declarou.
Para tentar avançar às semifinais do Campeonato Baiano 2013, o Bahia de Feira conta com os gols de Rômulo, artilheiro da competição. O atacante marcou seis vezes na primeira rodada do estadual e despontou como goleador mais efetivo das nove primeiras rodadas do torneio.
O Bahia de Feira tem o time escalado com Jair; Da Silva, Menezes, Paulo Paraíba e Ramon; Caros, Bruninho, Dinda e Rayllan; Rômulo e Robert.
Botafogo-BA
Longe da primeira divisão do Campeonato Baiano desde 1989, o Botafogo-BA precisou trabalhar duro para conquistar a classificação para a segunda fase do estadual. O ‘Mais Simpático’ só conseguiu garantir a vaga para a continuação da competição no último domingo, quando venceu o Serrano por 3 a 1 no Barradão e carimbou a passagem rumo a etapa decisiva do torneio.
Botafogo-BA e Vitória fecharam parceria para 2013
(Foto: Thiago Pereira/Globoesporte.com)
Para tentar reviver antigas glórias, o Alvirrubro conta com uma ajuda de peso. No início da temporada, o Vitória cedeu por empréstimo a comissão técnica e vários jogadores provenientes das divisões de base. Quis o destino que o primeiro confronto do Botafogo-BA na segunda fase do Baianão fosse justamente contra a equipe que lhe estendeu a mão. O ‘Mais Simpático’ enfrenta o Rubro-Negro no próximo sábado, no Barradão, em duelo de matriz contra filial.
O grande destaque do Alvirrubro é o atacante Keno, autor de quatro gols no Baianão. Outros valores, no entanto, já despertaram a atenção de clubes de peso no cenário nacional. Em jogo treino disputado na semana passada, Caio Júnior ficou impressionado com o desempenho de Vitinho. O atacante William Henrique, autor de dois gols na útlima rodada, está no Botafogo-BA por empréstimo e, se mantiver o bom desempenho, deve voltar ao Vitória com chances de brigar por vaga no ataque rubro-negro para disputa da Copa do Brasil e do Brasileirão.
O Botafogo-Ba inicia a segunda fase do Campeonato Baiano com um time formado por Victon; Dimas, Alan Henrique, Jéferson Gusmão e Jéferson; Totinga, Xavier e Ramon; Vitinho, Alan Henrique e Keno.
Juazeirense
O Juazeirense ficou com a quinta vaga para a segunda fase do Baianão e, apesar de iniciar a etapa decisiva do torneio como um azarão, tenta mostrar que pode ser a grande surpresa do estadual. O Cancão de Fogo conquistou dez pontos na primeira parte do Baianão, mas ainda tenta corrigir problemas ofensivos e defensivos. Dos cinco classificados, o time do Norte do estado foi o que fez menos gols e também foi o que teve a zaga vazada em mais oportunidades, com 11 gols sofridos.
O atacante Deon, que começou a carreira nas categorias de base do Bahia, é o destaque da equipe, com dois marcados na competição. Quirino, também com dois gols, é outro jogador que desponta no elenco do Juazeirense.
O Cancão de Fogo deve entrar em campo no próximo fim de semana com Maikon; Muriel, Edy, Rodrigo e Fabrício; Capone, Walberth, William e Thiago Mixirica; Itacaré e Cicinho.
Feirense
Após começar o ano com o pé esquerdo, o Feirense tenta voltar a ser o time que surpreendeu na temporada passada e quase deixou o Vitória fora da final do estadual de 2012. Na Copa do Nordeste deste ano, o time de Feira de Santana conseguiu apenas um ponto, em empate dentro de casa com o Campinense. Para o Baianão, o objetivo é de escrever uma história diferente.
O atacante Sassá é a grande esperança de gols do Feirense. O jogador, que foi emprestado ao time de Feira de Santana pelo Bahia, foi artilheiro do Campeonato Baiano de 2010 e terá que provar que é capaz de fazer a diferença pela equipe do interior para ter a chance de brigar por uma vaga no Tricolor da capital.
Para a disputa do estadual, o Feirense não contará com o mesmo elenco que disputou a Copa do Nordeste. Alguns jogadores, como Ananias e Titi, deixaram o clube após a disputa da competição regional. Reforços, como Wescley, foram contratados para ocupar as lacunas do grupo de Feira de Santana.
O Feirense deve ser escalado na estreia do Baianão com Naldo; Edcarlos, Motta, Joadson e Djavan; Leandro, Cristiano, Wescley e Roberto; Sassá e Jaiminho.
Bahia
Foram mais de 30 dias de ‘férias’ forçadas, tempo suficiente para apagar um vexame histórico. Eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste, o Bahia passou um longo período sem jogos oficiais e não vê a hora de voltar a entrar em campo para lutar pelo bicampeonato baiano e esquecer de vez o tropeço na primeira competição da temporada.
Bahia terá time modificado para estreia no Campeonato Baiano (Foto: Jayme Brandão/Divulgação/EC Bahia)
Por uma fase de mais comemorações do que preocupações, o técnico Jorginho decidiu mudar o time base tricolor. Durante a intertemporada, o treinador promoveu cinco modificações na equipe do Bahia, com destaque para o ataque, que sofreu uma grande reformulação.
Além de alterar algumas peças na escalação, Jorginho tem testado um esquema tático diferente. Os três volantes permanecem, mas ganharam a companhia de um meia um pouco mais avançado. Na frente, dois atacantes: um de velocidade e outro mais preso dentro da área.
- Com algumas mudanças, você procura observar para ver como esse time se posiciona. O ataque a gente pode acertar devagar. O que primeiro temos que acertar é a defesa. Enquanto não acertarmos, é preocupante. Mas nos treinos já tivemos a impressão de que houve uma melhora, mas só com o campeonato para ver se melhora. Ainda não está definido (se o time será esse) – justificou o treinador.
A principal aposta do Bahia para o Bainão é o atacante Adriano Michael Jackson. O jogador foi o grande destaque do Tricolor na Série B de 2010 e volta ao time após passagem pelo futebol chinês. Ele fará dupla com Obina, que substitui Souza, barrado por Jorginho.
A provável escalação do Bahia é formada por Marcelo Lomba; Neto, Titi, Brinner e Jussandro; Fahel, Hélder, Diones e Rosales; Adriano e Obina.
Vitória
Tentar recuperar a hegemonia estadual é a missão do Vitória no Campeonato Baiano 2013. Sem conquistar um título há duas temporadas, o Rubro-Negro aposta todas as fichas na competição para acabar com o jejum de canecos e justificar o alto investimento feito no departamento de futebol para a atual temporada.
O Vitória colocará à prova os reforços contratados para a atual temporada (Foto: Divulgação/EC Vitória)
De volta à elite do futebol nacional após duas temporadas na Série B, o Vitória contratou 14 atletas para a disputa da Copa do Nordeste e o Campeonato Baiano. A lista conta com nomes como o dos argentinos Escudero e Biancucchi; o meia Renato Cajá; o zagueiro Victor Ramos e o volante Luís Alberto.
Apesar dos reforços, o Rubro-Negro não conseguiu ir muito longe na Copa do Nordeste. Parou nas quartas de final, após ser eliminado em pleno Barradão pelo Ceará. Foram quase 30 dias sem entrar em campo, período que serviu de reflexão ao time treinador por Caio Júnior.
O atacante Marcelo Nicácio é o destaque do time rubro-negro. O jogador foi o artilheiro do Vitória na Copa do Nordeste, com cinco gols marcados, e aparece como homem de confiança do técnico Caio Júnior. Curiosamente, o centroavante esteve na lista de dispensáveis no início da temporada e só tem contrato com o Rubro-Negro até maio. Ele terá dois meses para provar que merece ficar na Toca do Leão para disputa da Série A.
O time para a estreia do Baianão, marcada para sábado, contra o Botafogo-BA, no Barradão, já está definido. Caio Júnior não fez mistério e revelou que a equipe rubro-negra terá em campo diante do ‘Mais Simpático’ uma formação com Deola; Nino Paraíba, Victor Ramos, Cardoso e Marcos; Luís Alberto, Michel e Renato Cajá; Biancucchi, Escudero e Marcelo Nicácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário