Sima na versão 6.5: fôlego de sobra para ainda bater
pelada (Foto: Regis Falcão/CCom)
O dia 7 de março é especial para o futebol piauiense. Foi nessa data, 65 anos atrás, que nasceu aquele que se tornaria o jogador mais importante da história do futebol do Piauí: Simão Teles Bacelar, o Sima. Chamado por muitos de "Pelé do Nordeste", ele brilhou nas décadas e 1960, 1970 e 1980 e ainda hoje é um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro. Na versão 6.5, ele arrisca até um palpite para o Campeonato Piauiense 2013: segundo ele, o grande favorito ao título estadual deste ano é o River-PI.
Simples e caladão, Sima comemora 65 anos da forma que mais gosta: jogando futebol. Na noite desta quinta-feira (7), o ídolo de Piauí, Tiradentes-PI e River-PI celebrará a data em uma pelada com amigos no Bariri, tradicional campo de futebol amador de Teresina, capital do Piauí.
- É a peladinha tradicional de toda semana. Hoje, como é uma data especial, muitos amigos estarão lá. Vai ser uma festa bonita - comenta o ex-jogador.
Autor de 550 na carreira, Sima ainda hoje é um dos maiores artilheiros da história do futebol brasileiro. As estatísticas dão conta de que o piauiense só marcou menos gols que Pelé, Romário, Túlio, Zico, Roberto Dinamite e Cláudio Adão. Um feito e tanto!
Sima (agachado, o segundo da esqueda para direita) e o Galo campeão piauiense em 1977 (Foto: Arquivo)
O melhor momento da carreira de Sima foi 1977, quando o atacante, então jogador do River-PI, marcou 33 gols no Campeonato Piauiense. Naquele ano, ninguém marcou mais gols do que ele em estaduais no Brasil. No Piauí, a marca nunca foi batida e segue sendo um desafio aos postulantes ao posto de artilheiro do Estadual.
- Foi uma carreira toda pautada em muita seriedade. Estou muito feliz por chegar aos 65 anos com muita saúde e vigor físico e sempre pronto para bater uma peladinha - comemora o craque, que defendeu ao longo da carreira Piauí, Moto Club, Bahia, Tiradentes-PI, Rio Negro (AM), River-PI, Ferroviário (CE), Flamengo-PI, Sergipe (SE), Auto Esporte-PI.
Sima é o maior artilheiro e maior ídolo da história
do River-PI (Foto: Arquivo)
Caso de amor com o River-PI
Sima é o maior artilheiro de três clubes piauienses: Piauí, Tiradentes-PI e River-PI. Embora tenha uma relação estreita com o Enxuga Rato, onde começou sua carreira, e com o Tigrão, onde atuou na época de ouro do futebol piauiense, é com o Galo que ele tem maior identificação. Não por acaso, ele é considerado o maior ídolo tricolor.
Com a camisa do River-PI, Sima foi campeão piauiense quatro vezes (1975, 1977, 1978 e 1980). Além disso, ostenta a marca de goleador máximo da história do clube, com 185 gols.
- Ele (Sima) sempre será nossa referência no futebol piauiense. A sua história se confunde com a do River-PI - assinala Elizeu Aguiar, presidente do River-PI, que pretende homenagear o jogador na festa de comemoração pelos 67 anos do clube.
Vira casaca?
Em 1982, Sima fez algo que pouca gente imaginava que ele poderia fazer. Depois de defender o River-PI no Campeonato Brasileiro e na Taça de Prata, ele se transferiu para o Flamengo-PI. Com a camisa rubro-negra, disputou a Taça Cidade de Teresina e o Campeonato Piauiense daquele ano, além de amistosos, marcando um total de 10 gols. A passagem pela Raposa, no entanto, não durou muito. Em setembro, ele já era jogador do Sergipe, onde conquistou o Campeonato Sergipano.
Goleador sem limites
Sima coleciona recordes no futebol piauiense. Um deles diz respeito à quantidade de vezes que foi campeão piauiense. Entre 1966 e 1987, tempo que durou sua carreira, ele foi artilheiro do Campeonato Piauiense 10 vezes (1968, 1969, 1970, 1971, 1974, 1975, 1977, 1978, 1979 e 1983). A marca é significativa. Para efeito de comparação, Pelé, o Rei do Futebol, foi o goleador máximo do Campeonato Paulista em 11 oportunidades.
Estádio Albertão, em Teresina, palco de grande parte dos gols de Sima (Foto: Regis Falcão/CCom)
Os gols ajudaram Sima a conquistar outro feito importante: ninguém no futebol piauiense foi tantas vezes campeão estadual. Em 21 anos de carreira, ele venceu o Campeonato Piauiense 10 vezes (1967, 1968, 1969, 1974, 1975, 1977, 1978, 1980, 1983 e 1985).
Outras camisas
Sima não defendeu apenas times piauienses em sua carreira, embora tenha defendido Piauí, River-PI, Tiradentes-PI, Flamengo-PI e Auto Esporte-PI na sua terra natal. Em 1972, por exemplo, ele defendeu o Bahia. Antes do meio do ano, ele fez o suficiente para ser lembrado por muito tempo pela torcida do tricolor. Embora não parecesse nem de longe o jogador insinuante que encantou a torcida do Piauí por meia década, Sima foi fundamental na conquista do primeiro turno do Campeonato Baiano, marcando o gol da vitória do Esquadrão de Aço sobre o Vitória por 1 a 0, que garantiu ao seu time o título do Primeiro Turno. Mas a saudade de casa bateu e ele retornou ao futebol do Piauí ao fim de um ano na Boa Terra, onde marcou apenas 10 gols.
Título histórico
O último título piauiense conquistado por Sima teve gostinho especial. Já aos 37 anos, ele foi mais que o habitual artilheiro. Além de marcar oito gols no Campeonato Piauiense, ele foi o técnico do Enxuga Rato em um dos jogos da equipe na campanha que culminou no seu quarto título com a camisa rubro-anil, o quinto da história do clube.
River-PI é o favorito ao título em 2013
Embora não acompanhe o futebol piauiense tanto quanto em outras épocas, Sima tem seu favorito para 2013:
- Estou acompanhando pouco, mas fui a dois jogos do River-PI e deu para perceber que o time é bom. Piauí e Flamengo-PI também montaram boas equipes, mas aposto no River-PI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário