quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A 10 dias da entrega, Fonte Nova acelera o ritmo sob desconfiança

Reta final, frio na barriga e sensação de final de campeonato. A dez dias do prazo de entrega, a Arena Fonte Nova passa ao torcedor um sentimento dúbio. Por um lado, a expectativa positiva de receber o estádio dentro do prazo; por outro, a sensação de que muita coisa precisa ser feita em um pequeno espaço de tempo para que a promessa se torne realidade.

A dez dias de 28 de fevereiro, data estipulada pelo consórcio Arena Fonte Nova para entregar o estádio ao governo baiano, muita coisa ainda precisa ser feita. Do lado de fora, no entorno da arena, é visível que é preciso correr contra o tempo.

fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Operários correm contra o tempo para cumprir o prazo do consórcio (Foto: Eric Luis Carvalho)

O GLOBOESPORTE.COM esteve na obra, sem acesso à área interna da arena. Boa parte do terceiro anel segue sem assentos. Na área que fica na região da Ladeira da Fonte de Pedras, muitos caminhões ainda fazem o trabalho pesado para finalizar a área de acesso ao estádio. Muitas cadeiras ainda podem ser vistas embaladas.

Durante o tempo em que a reportagem esteve no local, foi possível observar que, do lado de dentro da construção, os trabalhos acontecem com uma movimentação mais “acelerada”. Com uma prancheta nas mãos, um funcionário passava instruções a um operário que instalava vidros na parte mais alta do estádio. Alpinistas davam os últimos retoques na cobertura, que já está finalizada. Muitos caminhões e caçambas podem ser vistos na região do estádio. A todo instante, os veículos de carga fazem entregas ou deixam o canteiro de obras da arena.

fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)A dez dias da entrega, cadeiras ainda não foram instaladas no anel superior (Foto: Eric Luis Carvalho)

Na região do entorno do estádio, o ritmo não é tão acelerado. Muitos funcionários trabalhavam sem tanta pressa. Questionados pela reportagem sobre o prazo para entrega da obra, alguns mostraram desconfiança.

- Para março estará pronta – disse um operário.

- Mas o prazo é para daqui a dez dias – rebateu a reportagem.

- Rapaz... Não sei, não... – respondeu o operário, sem perder o bom humor.

fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Cadeiras seguem embaladas do lado de fora da
Fonte Nova (Foto: Eric Luis Carvalho)

Apesar disso, o consórcio que administra o estádio mantém o otimismo e bate pé firme que a data está mantida.

- Não trabalhamos com outra data. Posso garantir que o estádio estará 100% no dia 28 de fevereiro. Pode parecer (que falta muito), mas temos muitas frentes de trabalho. Depois disso só teremos trabalhos de manutenção, como o tratamento da grama, mas o estádio estará pronto na data marcada – garantiu José Luis Góes, diretor de engenharia da Arena Fonte Nova, no dia 16 de janeiro. O prazo continua mantido.

No último balanço, divulgado em 31 de janeiro, o avanço físico da obra era de 95%. O setor mais atrasado era na instalação dos assentos, que estava em 55%. Nos dois primeiros anéis da arquibancada, a colocação das cadeiras já está quase concluída, enquanto o terceiro pavimento da ainda recebe assentos. No entanto, do lado do Dique do Tororó, é possível notar que a boa parte da arquibancada ainda não recebeu os assentos.

Paralelo a isso, o consórcio decidiu fechar as portas do estádio para a imprensa até o dia da entrega.  A missão é se concentrar única e exclusivamente na finalização da obra.  Por outro lado, os tapumes começam a dar lugar a um gradil que vai cercar a arena. O gramado que vai compor a área de convivência já começou a ser plantado. Operários ainda trabalham na torre de telecomunicações. Já o pedestal que abrigava a estátua de Pelé na antiga Fonte Nova permanece na área interna da Arena, mas, aparentemente, sem uso.

fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Muito barro e caminhões ainda formam a paisagem da arena baiana (Foto: Eric Luis Carvalho)

Além do estádio, a intervenção viária que vai ligar a avenida segue longe de parecer pronta. De acordo com o governo, a obra não tinha o mesmo prazo do estádio e deve estar pronta para a inauguração da arena, no dia 31 de março.

Confira o último relatório detalhado do estádio divulgado no dia 31 de janeiro. As atualizações acontecem no final de cada mês. O relatório mais novo será publicado no começo de março.

-  Avanço físico: mais de 95%
- Edifício garagem: 100% das fundações concluídas. 95% da estrutura concluída
- Instalações (hidráulicas, elétricas, TI, etc): 93%
- Instalação da membrana da cobertura: 100%
- Instalação dos assentos: 55%
- Gramado: 100% plantado (em processo de maturação)
- Acabamento (revestimentos, pisos, etc):
* Pisos: 98%
* Revestimentos: 95%

fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)No canteiro de obras da Arena Fonte Nova, a movimentação é intensa (Foto: Eric Luis Carvalho)

Apesar da data de entrega do estádio para o governo ser no dia 28 de fevereiro, a arena só será oficialmente entregue à população no dia 29 de março, aniversário da cidade de Salvador. A ideia do governo e do consórcio que administra o estádio é que a inauguração sirva com um presente para a capital baiana. Ainda não foi definido o tipo de evento que vai abrir os trabalhos da nova arena, mas existe a possibilidade de um show musical.

Dois dias após data desejada para a inauguração, o estádio deve ver bola rolando pela primeira vez. O primeiro Ba-Vi do Campeonato Baiano está marcado para o dia 31 de março, um domingo.

fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Viaduto que vai ligar Fonte Nova à avenida Bonocô deve ficar pronto em março (Foto: Eric Luis Carvalho)

Orçada em R$ 592 milhões - segundo o último levantamento do Tribunal de Contas da União – a Arena Fonte Nova terá capacidade para 55 mil espectadores. O estádio terá 2.100 assentos VIPs, 94 banheiros, sendo 23 para deficientes, 39 quiosques de alimentação, restaurante panorâmico, área de imprensa, estacionamento coberto com aproximadamente 2 mil vagas e um museu do futebol. A Arena também receberá shows musicais, um dos eventos já confirmados é a gravação de um DVD da cantora Ivete Sangalo, previsto para dezembro deste ano.

Em junho, o estádio recebe três jogos da Copa das Confederações: o duelo entre Uruguai e Nigéria, a decisão do terceiro lugar, e o esperado embate entre Brasil e Itália, primeiro confronto entre as duas maiores campeãs mundiais em solo brasileiro.

fonte nova (Foto: Eric Luis Carvalho)Na cobertura, alpinistas fazem os últimos ajustes para a entrega da obra (Foto: Eric Luis Carvalho)



Nenhum comentário:

Postar um comentário