Roger e Souza são as apostas de Ponte e Bahia
(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Se a tabela do Campeonato Brasileiro sinaliza para diferenças entre Ponte Preta e Bahia, com o primeiro na parte intermediária e o segundo na zona de rebaixamento, o cenário para o duelo desta quarta-feira, às 20h30m (de Brasília), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, aproxima os times. A começar pelo objetivo. Reabilitação é a palavra-chave para os dois lados. Outra semelhança está na aposta de Macaca e Tricolor para voltar a vencer: os artilheiros. De volta, Roger e Souza são as esperanças de paulistas e baianos, respectivamente.
Com sete gols na Série A, Roger ficou fora de um jogo, mas já foi suficiente para a Macaca sentir sua falta. Os campineiros chegaram a sair na frente contra o Internacional, porém, sem um homem de referência no ataque, levaram a virada nos acréscimos do segundo tempo. A derrota por 2 a 1 significou a segunda partida sem vitória e deixou a Ponte estacionada nos 20 pontos, na 11ª colocação. A Macaca também tenta encerrar um pequeno, mas já incômodo jejum em casa. Nas últimas três partidas no Majestoso, foram dois empates (Grêmio e Sport) e uma derrota (Fluminense).
A ausência de Souza no Bahia é maior. O prejuízo, também. Coincidência ou não, durante a suspensão de quatro jogos do atacante, imposta pelo STJD, o Tricolor colecionou dois empates (Corinthians e Portuguesa) e duas derrotas (Grêmio e Cruzeiro). A sequência negativa levou o time para a 18ª posição, com 13 pontos. A última vitória do Bahia foi justamente na última vez em que Souza entrou em campo: 2 a 0 sobre o Palmeiras, em Barueri, com dois gols do atacante, que tem três no Brasileirão e divide a artilharia da equipe com Fahel. A formação ofensiva com Gabriel, rei das assistências no Bahia, é mais um motivo para confiar em Souza.
O confronto ganha em importância, já que os times são considerados concorrentes diretos na briga contra o rebaixamento, mesmo com a Ponte ocupando um posto até confortável atualmente. O objetivo inicial no clube sempre foi continuar na elite nacional. Para não se aproximar do Z-4, a Macaca mira virar o turno com 25 pontos, enquanto que o técnico Caio Júnior, do Bahia, projeta sete pontos nos três últimos jogos da primeira metade.
O duelo será transmitido pelo PFC, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Ponte Preta: a rotina de alterações na Macaca continua. Contra o Bahia, são três novidades em relação à derrota para o Internacional. Depois de ser poupado com dores musculares na coxa, Roger está de volta à equipe e entra no lugar de Rildo, suspenso por três cartões amarelos. As outras duas mudanças são por opção técnica. Na defesa, Diego Sacoman ganha a vaga de Gustavo, enquanto Caio deixa André Luis no banco. Kleina preferiu uma formação com Roger como único atacante de ofício. Marcinho e Caio têm a responsabilidade de municiar o camisa 9. Outra novidade pode aparecer no banco de reservas. Apresentado nesta terça e com o nome divulgado no BID, Giancarlo faz parte dos planos de Kleina para esta quarta e tem boas chances de aparecer no banco de reservas. A provável Ponte tem Edson Bastos; Gerônimo, Tiago Alves, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Somália, Cicinho, Marcinho e Caio; Roger.
Bahia: o Tricolor terá uma série de mudanças para o confronto desta noite. Titi, Danny Morais e Fahel são desfalques certos. Por outro lado, Souza volta ao time depois de cumprir quatro partidas de suspensão. Assim, o técnico Caio Júnior deve mandar a equipe a campo com a seguinte formação: Marcelo Lomba; Gil, Lucas Fonseca, Alysson e Hélder (Diones); Fabinho, Victor Lemos, Mancini e Zé Roberto (Caio); Gabriel e Souza.
Ponte Preta: além de Rildo, suspenso por três cartões amarelos, Kleina também não pode contar com Renê Júnior e Bruno Nunes, no departamento médico. Também estão fora Tony e Wescley. Tony está em recuperação de uma cirurgia facial. Já Wescley passou por cirurgia no joelho e tem volta prevista apenas para o fim da temporada.
Bahia: Titi, Danny Morais e Fahel estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Ávine está fora para realizar fortalecimento muscular.
Ponte Preta: Caio, Edson Bastos, Gerônimo, Gustavo Lazzaretti e Lucas.
Bahia: Hélder, Zé Roberto, Jones, Souza, Mancini e Kleberson.
Wagner dos Santos Rosa (RJ) apita a partida, auxiliado por Jackson Massara dos Santos (RJ) e Paulo Cesar Suilva Faria (MT). Wagner dos Santos ainda não apitou jogos na Série A deste ano, que registra média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 36,1 faltas e 0,2 pênalti.
Ponte Preta: foi justamente pensando no duelo contra o Bahia que Gilson Kleina poupou Roger ante o Internacional. Segundo o técnico, o atacante fica ainda mais perigoso quando atua em casa. O retrospecto não mente. Na última vitória da Ponte no Majestoso, Roger foi o destaque da goleada por 4 a 1 sobre o Coritiba, com três gols.
Bahia: depois de quatro partidas de fora por causa de uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Souza volta a campo nesta quarta-feira. Apesar de ter atuado em apenas cinco jogos na Série A, ele é o artilheiro do Bahia na competição.
Gilson Kleina, técnico da Ponte Preta: “Dentro daquele campeonato à parte que disputamos com outros times, o jogo contra o Bahia é fundamental. Em caso de vitória, vamos abrir 10 pontos em relação a uma equipe que é considerada nossa concorrente contra o rebaixamento”.
Caio Júnior, técnico do Bahia: “O jogo vai ser muito difícil, mas temos que competir e jogar defendendo bem. Acho que a possibilidade ofensiva que vamos ter, com Gabriel e Souza, que é uma dupla que eu ainda não tive à disposição, é muito interessante”.
* Quem venceu mais? Veja o histórico do confronto no Futpédia.
* Pela Série A, Ponte e Bahia voltam a se enfrentar depois de quase 9 anos. A última partida disputada entre as equipes na elite nacional aconteceu dia 06/11/2003, com vitória baiana por 1 a 0 na Fonte Nova, gol marcado por Didi.
* No Majestoso, foram apenas dois confrontos entre Ponte e Bahia pela elite nacional. Em ambas as oportunidades, a Macaca venceu por 1 a 0 (1981 e 2003).
* A primeira partida disputada entre Ponte Preta e Bahia na história da Série A do Campeonato Brasileiro aconteceu dia 26/03/1978, na Fonte Nova, e empatada por 0 a 0.
* Juntando Séries A e B e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Ponte e Bahia se enfrentaram 15 vezes, com vantagem baiana. São sete vitórias para o Bahia, quatro empates e quatro triunfos da Ponte. Nos gols marcados, o Bahia fez 20, contra 16 da Macaca.
Em 18 de setembro de 2010, Ponte Preta e Bahia atuaram pela Série B do Brasileiro no Majestoso. De virada, os visitantes levaram a melhor e venceram por 2 a 1. Reis abriu o placar para a Macaca, no primeiro tempo, mas os laterais Ávine e Jancarlos garantiram o triunfo para os baianos. O resultado embalou o Bahia para o buscar o acesso e representou um marco negativo para a campanha da Ponte, que vinha embalada, mas ficou pelo caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário